Professor Julio Passos

Certificações Google For Education Professos Julio Passos

Julio Passos

Como conseguir as Certificações Google for Education para Professores

Prof. Julio Cesar Passos

Após anos de experiência certificando professores no Google for Education me vi na obrigação de vir aqui explicar para vocês o que vem a ser as certificações, seus níveis e benefícios que todo educador deve conhecer para se transformar em uma referência da educação digital.

O que são as certificações Google for Education?

As certificações Google for Education são programas planejados pelo Google para ajudar educadores a desenvolver as habilidades voltadas para a fluência digital e o conhecimento necessários para usar as ferramentas em sala de aula. Essas certificações estão disponíveis em uma variedade de níveis, do básico ao avançado, e cobrem uma ampla gama de ferramentas, incluindo, Google Apresentações, Google Classroom, Google Meet e etc.

Quais são os níveis de certificações oferecidas pelo Google for Education?

O Google for Education oferece cinco níveis de certificações, conforme listadas abaixo.

Educador Certificado Google Nível 1 Básico (Google Certified Educator Level 1): Essa certificação é projetada para educadores que desejam demonstrar suas habilidades básicas no uso das ferramentas do Google for Education. Os temas e ferramentas avaliadas na prova envolvem conhecimentos básicos de educação digital, Google Classroom, Google Documentos, Google Drive, Google Apresentações dentre outros.

Conheça o meu método de aprovação em 7 dias para o nível 1: https://tech.juliopassos.com/google-for-education-n1

Educador Certificado Google Nível 2 Avançado (Google Certified Educator Level 2): Essa certificação é projetada para educadores que desejam demonstrar suas habilidades avançadas no uso das ferramentas do Google for Education. Diferentemente do nível 1, os temas e ferramentas avaliadas na prova envolvem conhecimentos avançados das ferramentas além de estratégias de aprendizagem, produtividade do professor, Google Earth, Jamboard, Google Keep, Google Chat dentre outros.

Instrutor Certificado Google (Google Certified Trainer): Também conhecido como Google Trainer essa certificação busca avaliar e formar o educador em habilidades que permite treinar/formar outros educadores no uso de ferramentas digitais do Google para a Sala de Aula. O processo avaliativo contempla a submissão de evidências de formações que o educador tenha realizado para treinar outros professores além de um vídeo e uma prova teórica para avaliar os conhecimentos a respeito de tecnologias Google voltadas para a educação.

Treinador Certificado Google (Google Certified Coach): Muito semelhante ao Google Trainer, o Google Certified Coach é um programa de certificação projetado para ajudar instrutores a desenvolver as habilidades e o conhecimento necessários para apoiar os educadores em suas jornadas de adoção do Google for Education. Uma diferença significativa é a quantidade de professores treinados nas formações: enquanto o Google Trainer é voltado para treinamento de grupos de professores, o Google Coach se dedica na mentoria individual de professores (1 para 1). O processo de certificação é muito parecido com o Google Trainer onde o educador precisa realizar a submissão de evidências para ser avaliado e aprovado.

Educator Inovador Google (Google Certified Innovator): Eles também são conhecidos com o nome de Google Innovators ou simplesmente Innovators. O programa de certificação é baseado em um modelo que se concentra no desenvolvimento de uma ideia que tem por objetivo inovar na educação. Em determinados períodos do ano o Google oferece um programa denominado Academia de Innovators para ajudar no desenvolvimento, na implementação, na avaliação e na expansão de um projeto junto aos seus professores que são avaliados no processo.

Quais são os benefícios em ser um Educador Certificado pelo Google for Education?

Existem vários benefícios e que não caberiam todos aqui nesse texto. Porém, vamos listar alguns deles:

  • Melhor aprendizado para os alunos: Quando você utiliza tecnologia em suas aulas outras oportunidades surgirão para usar as ferramentas do Google e criar experiências de aprendizado mais envolventes e personalizadas para os alunos. Eles também podem usar as ferramentas do Google para colaborar com outros professores e compartilhar recursos.

 

  • Melhor desenvolvimento profissional para professores: Os professores certificados pelo Google têm acesso a uma variedade de recursos de desenvolvimento profissional, incluindo cursos online, workshops e eventos. Esses recursos podem ajudá-los a aprender sobre as últimas pesquisas em educação e a desenvolver novas habilidades.

 

  • Melhor reputação para professores: Você vai desenvolver autoridade em sua área e vai se tornar uma referência. Os professores certificados pelo Google são vistos como profissionais de ponta que estão comprometidos com a aprendizagem. Isso pode ajudá-los a obter promoções, aumentos salariais e novos empregos.

 

  • Melhores oportunidades de emprego: Com as certificações os professores são mais procurados por escolas e distritos escolares. Isso ocorre porque as escolas estão procurando professores que possam usar as ferramentas do Google para criar experiências de aprendizado mais envolventes e personalizadas para os alunos.

 

  • Conexão e Networking: Você terá acesso a um grupo de educadores que aplicam e compartilham excelentes práticas no uso da tecnologia e com isso irá aprender todos os dias a como dar aulas inovadoras e memoráveis aos seus alunos além de se inspirar em novas formas de atuar no mercado educacional.

Como é a prova de certificação dos níveis básico e avançado (L1 e L2)?

As certificações de níveis 1 e 2 são as mais procuradas pelos professores e contempla, atualmente, uma prova de 3 horas de duração contendo 35 questões sobre o uso e funcionalidades das ferramentas do Google em sala de aula. Essa prova é oferecida ao longo de todo o ano e o professor precisa se inscrever diretamente no site do Google onde irá escolher o nível que deseja e realizar o pagamento (Nível 1: $10,00 e Nível 2: $25,00).

Para ser aprovado o professor precisa acertar no mínimo 80% das questões colocadas na prova e caso seja reprovado poderá realizar a prova novamente após 3 dias e pagamento de uma nova inscrição

Como me preparo para o exame de certificação Google for Education?

A prova de certificação, níveis 1 e 2, exige conhecimento específico para que você acerte os 80% das questões e seja aprovado. Há formas diferentes de se preparar para esses exames de certificação, isso inclui o treinamento avançado e o básico que cobrem todo o conteúdo importante da prova.

Ao longo dos anos eu desenvolvi um método que te pega pela mão para te levar até a sua aprovação nas provas para se tornar uma referência da educação digital. Se você tem interesse em se tornar um educador certificado pelo Google, clica no link abaixo e se cadastre:

LISTA DE ESPERA – COMUNIDADE PROFESSORES RED Limenitis 👇

Na minha comunidade eu tenho trilhas estruturadas e todas as mentorias ao vivo que vão te ajudar a conquistar as tão almejadas certificações internacionais que hoje são tendências do mercado educacional.

Quer saber mais?

No vídeo abaixo e mostro um pouco mais sobre como obter e as razões para você conquistar a sua certificação internacional do Google for Education.

Visualizações: 38